Erupção de vulcão deixa mortos no Japão
Mais de 30 corpos são encontrados nas proximidades do Monte Ontake, segundo maior vulcão do país e destino popular de praticantes de trekking.
Equipes de resgate localizaram os corpos de mais de 30 pessoas perto de um vulcão que entrou em erupção neste sábado (27/09) no centro do Japão, anunciou a polícia neste domingo. Os corpos de pessoas que possivelmente faziam caminhadas foram encontrados perto do cume do Monte Ontake, que é o segundo maior vulcão do país, com 3.067 metros.
As equipes de resgate usaram o termo "parada cardíaca" para designar as vítimas que não apresentavam sinais vitais. O termo costuma ser usado para descrever um corpo sem vida, mas que ainda não foi examinado por médicos.
Localizado a cerca de 100 quilômetros de Nagoya, no centro do país, o Monte Ontake entrou em erupção no sábado, por volta do meio-dia (horário local). Centenas de pessoas encontravam-se nas imediações do vulcão e cerca de 230 foram retiradas, em operações realizadas com a ajuda de um helicóptero do Exército japonês.
As autoridades japonesas desconhecem o número exato de montanhistas que estariam no local durante a erupção vulcânica. A região é muito popular para a prática de trekking, principalmente no início do outono, que oferece belas paisagens. Cerca de 550 polícias, bombeiros e membros das Forças Armadas participam das operações de busca e salvamento.
AS/lusa/ap
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
