PUBLICIDADE
Notícias

Acordo de segurança entre EUA e Afeganistão pode ser assinado nas próximas semanas

10:00 | 22/09/2014
O secretário de Estado americano, John Kerry, expressou neste domingo esperança de que seja assinado em breve um acordo de segurança com o Afeganistão, que regule a presença de soldados dos Estados Unidos naquele país depois de 2014.

Ao felicitar o presidente eleito, Ashraf Ghani, Kerry disse em Nova York que o novo governo de união "traz uma oportunidade enorme de progresso para o Afeganistão e de assinatura, em cerca de uma semana, do BSA (acordo bilateral de segurança, negociado há mais de um ano)".

O presidente Barack Obama disse que a presença de 32 mil soldados americanos no Afeganistão seria reduzida para 9,8 mil no começo de 2015, e que uma retirada completa seria concluída no fim de 2016, 15 anos após o início da invasão liderada por seu país em 2001.

Kerry viajou duas vezes a Cabul no verão boreal para incentivar os candidatos à presidência, Ghani e Abdullah Abdullah, a chegar a um consenso, pelo qual o chefe da diplomacia americana também os felicitou.

Kerry está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, e iniciou uma série de reuniões bilaterais com autoridades de diferentes países.
AFP

TAGS