Participamos do

Forças curdas recuperam partes de represa no Iraque

12:30 | Ago. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Forças curdas tomaram partes da represa de Mosul, a maior do Iraque, no domingo, informaram oficiais de segurança curdos. O avanço acontece menos de duas semanas depois de a represa ter sido capturada pelo grupo Estado Islâmico (anteriormente chamado de Estado Islâmico do Iraque e do Levante, EIIL). Aviões dos Estados Unidos e do Iraque auxiliaram o avanço curdo bombardeando militantes perto da região.

Os EUA começaram a atingir militantes do Estado Islâmico com ataques aéreos há pouco mais de uma semana, permitindo que forças curdas avançassem em sua capital regional Arbil e ajudando milhares de membros de minorias religiosas a escapar.

A retomada da represa representaria uma significativa vitória contra o Estado Islâmico, que tomou vastas áreas do norte e oeste do Iraque e nordeste da Síria. A represa no rio Tigre fornece energia e água para irrigação de grande parte do país.

As forças curdas lançaram a operação na manhã deste domingo para recuperar a represa, disse o general Tawfik Desty. Ele afirmou que as forças agora controlam a parte leste da represa e que a luta continua. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente