PUBLICIDADE
Notícias

Cuba celebra aniversário de Fidel Castro

17:10 | 13/08/2014
Cubanos celebraram o aniversário de 88 anos do líder Fidel Castro nesta quarta-feira com um concerto, exibições de fotografia e a reinauguração da casa onde ele nasceu. Odiado por muitos exilados nos EUA que o veem como um governador contrário às liberdades civis, Castro foi exaltado em Cuba como um combatente a favor da igualdade e da justiça social que desafiou os EUA.

"Oitenta e oito razões a mais para continuar lutando pela salvação da humanidade", declarava a manchete do jornal Juventud Rebelde. "Prestar homenagens à Fidel é uma grande festa", afirmou o diário Granma, do Partido Comunista.

Castro se aposentou em 2008 após se recuperar de uma doença que quase o matou, cedendo o poder ao seu irmão mais novo e sucessor designado, Raul, que fez 83 anos em junho. O novo líder já disse que pretende deixar o cargo no fim de seu mandato, em 2018, e no último ano ele indicou o vice-presidente Miguel Diaz-Canel como seu herdeiro.

Fidel raramente tem aparecido em público nos últimos dias, e nos anos recentes têm evitado participar de celebrações oficiais de seu aniversário. O marco deixa claro que o tempo continua passando para os revolucionários cubanos do século passado, que ainda ocupam muitos cargos de alto escalão. Fonte: Associated Press.

TAGS