PUBLICIDADE
Notícias

Peru: presidente Humala indica nova premiê

00:00 | 23/07/2014
O presidente do Peru, Ollanta Humala, indicou nesta terça-feira a advogada Ana Jara, de 46 anos, como nova primeira-ministra do país, depois que René Cornejo renunciou ao cargo por conta das denúncias de envolvimento dele com um escândalo para desprestigiar um opositor.

Ana Jara é a sexta pessoa a assumir o cargo desde o início do governo de Humala, em 2011. Ela era ministra do Trabalho e foi substituída por Freddy Otárola, um parlamentar próximo à Humala. Os outros 17 ministros foram mantidos no cargo.

Conerjó renunciou ao cargo na tarde de terça-feira depois que seu principal assessor, Luis Zegarra, foi acusado fazer uma campanha contrária ao parlamentar Víctor García, um político rival do ex-premiê.

No domingo, uma reportagem da emissora de TV América mostrou Zegarra pedindo a um funcionário de uma empresa estatal que acusasse García de supostas irregularidades em compras de terrenos.

Depois da veiculação da reportagem, parlamentares de todos os partidos de oposição pediram a renúncia de Conerjó, que se defendeu dizendo que seu assessor trabalhou por conta própria e sem o seu conhecimento.

O caso pode abalar ainda mais a fraca reputação do governo de Humala ante a população. Uma pesquisa da Ipsos Perú, publicada pelo jornal El Comercio, indicou que 68% da população desaprova a gestão de Humala. A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 11 de julho. Fonte: Associated Press.

TAGS