Participamos do

Morre Louis Zamperini, ex-atleta olímpico que inspirou filme dirigido por Angelina Jolie

Louis assou mais de dois anos em um campo de concentração, onde foi torturado. Sua história como prisioneiro de guerra no Japão inspirou o longa "Unbroken"
18:24 | Jul. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Louis Zamperini, ex-atleta olímpico e prisioneiro de guerra no Japão cuja história épica inspirou o próximo filme dirigido por Angelina Jolie, "Unbroken", morreu, aos 97 anos, informou o estúdio Universal Pictures nesta quinta-feira, 3.

Zamperini morreu de pneumonia, cercado da família e de amigos. "Após lutar pela vida por 40 longos dias, ele morreu serenamente, na presença da família, deixando para trás um legado que tocou muitas vidas", diz o comunicado divulgado pelo estúdio.

Angelina, cujo filme sobre Zamperini será lançado nos Estados Unidos em 25 de dezembro, disse que a morte do ex-atleta "foi uma perda impossível de se descrever".

Nascido no estado de Nova York, filho de pais italianos, Zamperini mudou-se para a Califórnia ainda criança. Ele foi o americano mais jovem a competir nos 5.000m olímpicos, aos 19 anos, nos Jogos de Berlim, em 1936.

Zamperini terminou a corrida em 56 segundos, feito que chamou a atenção de Adolf Hitler, que quis conhecê-lo. Na Segunda Guerra Mundial, sobrevoou em um bombardeiro o Pacífico Sul. Quando o avião caiu, passou 47 dias à deriva em uma balsa inflável, até ser resgatado por soldados japoneses nas Ilhas Marshall.

Passou mais de dois anos em um campo de concentração, onde foi torturado. Após a guerra, voltou para casa, sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático. Durante grande parte de sua vida, dedicou-se a palestras sobre motivação pessoal e perdão.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente