Participamos do

Governo americano afirma que avião MH17 foi derrubado

Joe Biden afirma que queda do Boeing 777 "não foi um acidente". Governo ucraniano acusa Rússia de envolvimento na queda de avião
19:14 | Jul. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Bidenm declarou nesta quinta-feira, 17, que a queda do Boeing 777 da Malaysian Airlines “não foi um acidente”. Segundo Biden, o governo norte-americano já teria oferecido ajuda à Ucrânia para apurar o acidente.

Segundo a rede de notícias CNN, um alto funcionário americano teria afirmado que os EUA já haviam concluído que o avião foi derrubado. Segundo esse funcionário, um sistema de radar  teria identificado um sistema de míssil terra-ar ser ativado e detectado uma aeronave pouco antes da queda do MH17. Um outro radar americano teria detectado um sinal de calor no momento em que o avião foi atingido.

[SAIBAMAIS6]O governo norte-americano ainda tenta apurar de onde veio o ataque.

Governo ucraniano acusa Rússia


O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ordenou a criação de uma comissão para investigar o caso. Para o governo ucraniano, a queda do MH17 "não é nem um acidente, nem uma catástrofe, é um ato terrorista".

“Este é o terceiro incidente trágico nos últimos dias depois de aeronaves militares ucranianas An-26 e SU-25 terem sido derrubadas a partir do território russo. Nós não descartamos que este avião também tenha sido abatido e ressaltamos que o Exército não tomou nenhuma ação para destruir alvos no ar”, afirmou Poroshenko.

O chefe de segurança do Estado da Ucrânia, Valentyn Nalivaychenko, afirmou ter interceptado ligações telefônicas entre dois oficiais russos e os acusou de envolvimento na derrubada do avião. Discurso parecido tem o embaixador ucraniano na ONU, Yuriy Sergeyev, que garante que seu país irá apresentar provas do envolvimento russo na queda do Boeing.

Segundo a agência de notícias Reuters, o Conselho de Segurança da ONU pretende realizar uma reunião de emergência na próxima sexta-feira, 17, para debater a situação na Ucrânia. O anúncio deverá ser feito ainda nesta quinta-feira, 17.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente