Participamos do

Corte a subsídios de combustíveis no Egito gera protesto

12:10 | Jul. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Manifestantes revoltados contra cortes nos subsídios de combustíveis bloquearam ruas em diversas cidades do Egito neste domingo, enquanto taxistas iniciaram uma greve. Com o corte na subvenção estatal, os preços dos combustíveis subiram quase 70% neste fim de semana.

"Isso é um desastre. Não se pode simplesmente cortar subsídios sem compensar os mais pobres. Eu agora estou tendo de pagar o dobro com transporte para conseguir chegar ao trabalho", comenta o servidor público Tareq Hassan, de 43 anos. O governo também elevou os impostos sobre cigarros em 50% e as tarifas sobre a cerveja em 200%, em uma tentativa de conter o déficit público, que girou em torno de 12% do PIB nos últimos três anos.

O primeiro-ministro egípcio, Ibrahim Mehleb, defendeu as medidas, afirmando que os subsídios de energia custaram US$ 96 bilhões ao Tesouro na última década. O governo espera economizar US$ 7 bilhões com essa medida no ano fiscal 2014-15, o que seria investido em educação, saúde e outros benefícios sociais. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente