Participamos do

Centro esquerda vence eleição no Parlamento esloveno

18:20 | Jul. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O recém formado partido de centro-esquerda da Eslovênia, fundado por um novato na política, obteve esmagadora vitória nas eleições para o Parlamento realizadas neste domingo, segundo resultados preliminares com aproximadamente 90% dos votos contados pela Comissão Estatal Eleitoral. Se o resultado for confirmado, Miro Cerar, um professor de advocacia de 50 anos, pode se tornar o quarto primeiro-ministro desde a crise de 2008.

Cerar, conhecido medalhista olímpico, lançou seu partido Miro Cerar há apenas cinco semanas. Rapidamente, tornou-se popular entre o eleitorado que busca um novo líder, não envolvido em escândalos de corrupção. "A maior parte dos atuais políticos está no poder por mais de 20 anos e não fizeram muito, portanto, espero que agora haja mudanças com Cerar", disse uma servidora pública.

Os resultados preliminares mostram o partido de Cerar com 34,8% de todos os votos, fazendo dele o maior bloco no Parlamento com 90 assentos e 36 votos. Outros seis partidos dividirão o restante dos assentos. O resultado final deve ser anunciado no final de julho, após a contagem dos votos de urnas vindas por correio e dos cidadãos que estão fora do país.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente