PUBLICIDADE
Notícias

Rússia pede reunião na ONU para discutir Ucrânia

14:10 | 02/06/2014
A Rússia pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira para votar uma resolução pedindo o fim imediato da violência no leste da Ucrânia. Os membros da missão russa das Nações Unidas disse que as consultas fechadas ocorrerão às 17h (de Brasília). Moscou detém a presidência do conselho de segurança em junho.

Em Moscou, mais cedo, o chanceler russo, Sergei Lavrov, já havia sinalizado que a Rússia iria pedir a votação no Conselho de Segurança hoje. "O documento deve incluir exigências para que suspendam imediatamente a violência e começar a prática as negociações com o objetivo de estabelecer um cessar-fogo estável e de confiança", disse Lavrov. "Este projeto de resolução também irá conter um requisito para criar imediatamente corredores humanitários que vão ajudar os civis a deixar zonas de hostilidade, caso desejem fazê-lo."

A Rússia tem pedido quase diariamente pelo fim da violência no leste da Ucrânia, sob a alegação de que os alvos são russos étnicos. A ação de hoje, porém, marca a primeira vez que Moscou convocou uma resolução sobre o tema no Conselho de Segurança.

Por outro lado, o Conselho de Segurança tem sido incapaz de realizar qualquer ação na Crimeia, que foi anexada ao território russo em março, porque a Rússia é membro permanente com poder de veto. Fonte: Associated Press.

TAGS