PUBLICIDADE
Notícias

Premiê da Espanha anuncia renúncia do rei Juan Carlos

08:20 | 02/06/2014
O rei da Espanha Juan Carlos decidiu abdicar ao cargo. O anúncio foi feito nesta manhã pelo primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy. "Sua majestade o Rei Juan Carlos acaba de comunicar-me sua decisão de abdicar", disse Rajoy em um pronunciamento no Palácio da Moncloa ao adiantar que o título será transmitido para o filho, Príncipe Felipe.

Durante o pronunciamento, o líder do governo espanhol disse que o processo será feito "em um contexto de estabilidade institucional e como prova da maturidade da nossa democracia". Como a troca do título de rei acorrerá após uma abdicação, o governo espanhol terá de aprovar nova lei orgânica para a transmissão da coroa, disse Rajoy. "Espero que em um prazo muito curto as cortes espanholas possam proceder a nomeação como Rei do atual Príncipe de Astúrias", disse.

Rei Juan Carlos deve fazer pronunciamento à nação nas próximas horas, indiciou Rajoy. O monarca deu alguns sinais de debilidade da saúde nos últimos anos. Entre especialistas na família real espanhola, havia o rumor de que o título poderia ser passado ao filho Felipe. No pronunciamento, Rajoy elogiou o Juan Carlos e disse que o monarca "tem sido um defensor infalível dos nossos interesses".

TAGS