PUBLICIDADE
Notícias

Papa pede que Mundial seja 'festa de solidariedade entre os povos'

"A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos", disse

08:19 | 12/06/2014

O papa Francisco enviou nesta quinta-feira, 12, uma mensagem em vídeo, por ocasião da abertura do Mundial de Futebol no Brasil, na qual deseja que o evento se converta em "uma festa de solidariedade entre os povos".

"É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Quero enviar uma saudação calorosa aos organizadores e participantes; a cada atleta e torcedor, bem como a todos os espectadores que, no estádio ou pela televisão, rádio e internet, acompanham este evento que supera as fronteiras de língua, cultura e nação", declarou o papa argentino, grande fã do futebol, nesta mensagem gravada em português e divulgada pelo gabinete de imprensa da Santa Sé.

[VIDEO1] 

"A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos", disse.

"Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco", acrescentou no vídeo.

"O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna", afirmou o pontífice latino-americano, conhecido por ser torcedor desde criança do clube San Lorenzo de Buenos Aires.

AFP

TAGS