Participamos do

Entenda o papel da ex-jornalista que será rainha da Espanha

Com a abdicação do rei Juan Carlos, o príncipe das Astúrias herdará o trono ao lado de esposa, uma ex-jornalista que conseguiu assumir um papel fundamental na consolidação do marido como promotor dos interesses espanhóis no exterior
18:23 | Jun. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O rei Juan Carlos da Espanha anunciou nesta segunda-feira, 2, a abdicação em favor do filho, o príncipe Felipe de Bourbon, que assumirá o trono ao lado de sua esposa, Letizia Ortiz, que é uma ex-jornalista e há dez anos se prepara para assumir o posto de rainha da Espanha.

Casada com o príncipe das Astúrias desde 2004, Ortiz tem a rainha Sofía como referência em sua transformação. Sempre evitando se limitar apenas ao papel de esposa, a ex-âncora conquistou protagonismo e consolidou seu espaço através de atividades em favor das pesquisas cientificas, da educação, infância e juventude, além da luta contra doenças penosas.

Além da dedicação a essas causas, Letizia nunca se descuidou dos atos públicos e das viagens ao lado do príncipe. Além de cuidar pessoalmente da educação das filhas, as infantas Leonor e Sofía. Apesar de todas as obrigações, Ortiz sempre manteve a vida privada  o mais discreta possível.

Nesses dez anos casados, os príncipes das Astúrias fizeram 248 audiências com cobertura da mídia, recebendo mais de 7.200 representantes de todos os setores da vida espanhola e intervieram em 1.516 atos oficiais. Além disso, Ortiz esteve em 107 audiências, tendo recebido 2.100 pessoas e assistido 190 atos oficiais.

Letizia Ortiz é responsável direta pela consolidação do papel de seu marido como promotor dos interesses espanhóis no exterior. Juntos fizeram 73 viagens a 38 países de quatro continentes, estando presentes em várias cerimônias de posse ibero-americanas.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente