PUBLICIDADE
Notícias

Filme de diretor turco conquista a Palma de Ouro do Festival de Cannes

17:12 | 24/05/2014
NULL
NULL
A Palma de Ouro do Festival de Cannes foi atribuída neste sábado a "Winter Sleep", do diretor turco, Nuri Bilge Ceylan, de 55 anos. O longa é protagonizado por três personagens que debatem sobre a moral e a vida.

"Este ano, é o centésimo ano do cinema turco. É uma bela coincidência", disse Nuri.

O ator britânico Timothy Spall recebeu o prêmio de interpretação masculina por sua atuação em "Mr Turner", de Mike Leigh, onde vive um célebre pintor britânico.

"Fui muitas vezes a dama de honra, mas nunca a noiva", brincou o ator, mundialmente conhecido pela saga Harry Potter.

Já a americana Julianne Moore recebeu o prêmio de interpretação feminina por seu papel de atriz hollywoodiana histérica em decadência em "Maps to the stars", do canadense David Cronenberg.

A atriz, de 53 anos - indicada quatro vezes ao Oscar e premiada com um Urso de Prata em Berlim por "A Horas" -, conquistou o júri em Cannes ao interpretar uma atriz de fama passageira que vive ressentida à sombra de sua mãe famosa, na delirante e obscura viagem pela meca do cinema de Cronenberg.

Outros premiados
O filme "As Maravilhas", da italiana Alice Rohrwacher, ganhou o Grande Prêmio, segundo mais importante do Festival de Cannes. O "Prêmio do Júri" foi dividido pelo canadense Xavier Dolan, 25, e o consagrado franco-suíço Jean-Luc Godard, 83, por seus respectivos filmes "Mommy" e "Adieu au langage".

O americano Bennett Miller conquistou o prêmio de "Melhor Diretor" pelo longa "Foxcatcher" . Andrei Zviaguintsev e Oleg Negin levaram o "Melhor Roteiro" por "Leviathan".

A "Câmera de Ouro" premiou os franceses Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis, do longa "Party girl". O filme "Leidi", do colombiano Simon Mesa Soto, ganhou a Palma de Ouro de curta-metragem.

TAGS