PUBLICIDADE
Notícias

Explosão em mina deixa 70 mortos na Turquia

18:40 | 13/05/2014
Pelo menos 70 pessoas morreram em um acidente ocorrido hoje em uma mina de carvão na Turquia, informaram autoridades locais. Informou-se inicialmente que cerca de 20 mineiros teriam perdido a vida na tragédia.

Ao mesmo tempo, não se sabe ao certo quantos mineiros continuam presos na mina, situada em Soma, cerca de 250 quilômetros ao sul de Istambul. Calculou-se inicialmente que haveria entre 200 e 300 mineiros retidos no subsolo.

O ministro turco de energia, Taner Yildiz, qualificou a situação como "perturbadora" e disse que os esforços de resgate persistirão pelo menos até o amanhecer da quarta-feira.

Mehmet Bahattin Atci, um administrador local, disse que 20 pessoas foram resgatadas logo depois da explosão seguida de incêndio, 11 delas com ferimentos. Os sobreviventes resgatados foram enviados a um hospital na cidade de Soma, na província de Manisa.

Ele disse que a explosão foi causada por uma unidade de distribuição de energia e que entre 200 e 300 trabalhadores ainda estariam dentro da mina. "Os esforços de resgate estão em andamento", disse Atci a repórteres.

O canal de televisão turco NTV disse que o acidente ocorreu cerca de dois quilômetros de profundidade dentro da mina.

Os jornalistas estavam sendo mantidos longe do local, mas uma testemunha disse à emissora que viu ambulâncias entrando e saindo da área.

Acidentes em minas são relativamente comuns na Turquia, que sofre com a falta de condições mínimas de segurança. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

TAGS