Participamos do

UE discute sanções econômicas contra a Rússia

08:50 | Abr. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, disse nesta segunda-feira que a União Europeia (UE) vai discutir novas sanções contra a Rússia devido à invasão de militantes pró-russos a prédios do governo da Ucrânia no leste do país.

Durante entrevista coletiva em Luxemburgo, onde os ministros de Relações Exteriores estão reunidos, Hague disse que esses novos ataques no leste ucraniano devem ser respondidos com consequências adicionais à Rússia.

"Vamos continuar a ser muito abertos a todas as opções diplomáticas para apoiar os grupos de negociações que tentam acalmar essa nova crise. Também é importante discutir o 'timing' e a extensão para novas sanções contra autoridades russas para concluir os preparativos do terceiro nível de medidas", disse.

"É muito importante discutir essa situação em detalhes entre os ministro da UE hoje", completou. Questionado sobre quando essa terceira fase de sanções econômicas poderia ser aplicada, o ministro britânico disse que a decisão "depende do curso dos eventos". "Isso será uma consequência pela ação da Rússia nessa crise", advertiu.

Enquanto UE e Estados Unidos implementaram sanções econômicas e restrições a viagens contra autoridades russas e ucranianas responsáveis pela anexação da Crimeia, os estados membros do grupo - de forma independente - estão longe de optar por impor medidas mais rigorosas contra o governo russo. Alguns membros, como o Chipre se mostram relutantes devido a seus laços comerciais próximos com Moscou, principalmente no setor bancário e do turismo.

A maioria dos países, principalmente a Alemanha, também é altamente dependente do fornecimento do gás russo e pressionam na tentativa de encontrar uma solução mais diplomática. Qualquer acordo para novas sanções por parte da UE deve ser aprovada pelos 28 estados membros. Fonte: Market News International.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente