PUBLICIDADE
Notícias

Sobe para 3 o número de mortos em explosão na China

16:10 | 30/04/2014
A explosão que atingiu uma estação ferroviária da cidade de Ürümqi, na província de Xinjiang no noroeste da China, matou três pessoas e feriu outras 79. O ataque ocorreu no mesmo dia em que o presidente Xi Jimping terminou uma visita de quatro dias à região.

A emissora estatal CCTV disse que os terroristas foram os responsáveis pelo ato. Não ficou claro se o presidente Xi ainda estava na região no momento da explosão, que ocorreu na principal estação ferroviária da capital da província.

Os serviços de trem foram suspensos por cerca de duas horas antes de ser reaberto sob a vigilância de policiais armados, informou a agência oficial de notícia Xinhua.

As tensões étnicas são latentes na província de Xinjiang, onde vive a minoria muçulmana uigur. Em 2009, uma série de ataques deixou 200 mortos na região. Apesar da pesada repressão, a violência continua e começou a se espalhar para outras partes do país.

"É claro que ainda não podemos supor que o ataque foi intencional ou que ele tenha sido realizado pelos uigures, embora pareça provável que tenham sido eles os responsáveis", disse o professor especialista em história uigur da Universidade de Loyola, em Nova Orleans, Rian Thum. Fonte: Associated Press.

TAGS