Participamos do

Observadores internacionais são detidos na Ucrânia

16:25 | Abr. 25, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma porta-voz das forças pró-Rússia informou que os insurgentes do leste da Ucrânia detiveram uma equipe de observadores internacionais da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OSCE).

De acordo com Stella Khorosheva, porta-voz da autoproclamada prefeitura de Slovyansk, a equipe de observadores internacionais foi detida com "materiais suspeitos". Segundo Khorosheva, eles não foram torturados e seriam liberados após uma investigação mais aprofundada.

Autoridades do ocidente, no entanto, não confirmam a detenção. A OSCE escreveu no Twitter que havia perdido a comunicação com uma equipe liderada pela Alemanha que atuava na região, mas que todos os membros estavam seguros.

O Ministério da Defesa alemão informou agora há pouco que perdeu o contato com a equipe, que é composta por oito pessoas - um tradutor e três soldados alemães, um militar da República Tcheca, um da Polônia, um da Suécia e outro da Dinamarca. A comunicação foi perdida no horário do almoço, mas o órgão ainda não confirmou a prisão.

No entanto, a porta-voz militar checa, Jana Ruzickova, confirmou que a equipe havia sido detida.

Há três semanas, os insurgentes pró-Rússia tomaram conta de prédios do governo em pelo menos dez cidades na região de Donetsk, leste da Ucrânia. Na semana passada, os rebeldes já haviam sequestrado jornalistas na região. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente