Participamos do

Número de refugiados sírios se aproxima de um milhão

"Por acaso poderíamos pedir aos nossos irmãos que não viessem a Turquia e se deixassem matar na Síria?", questionou o primeiro-ministro turco
08:08 | Abr. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O número de refugiados sírios na Turquia desde o início da guerra no país vizinho se aproxima de um milhão de pessoas, anunciou nesta terça-feira, 22, o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan.


"O número de nossos irmãos sírios que chegaram à Turquia alcançou quase um milhão", afirmou Erdogan no Parlamento aos deputados de sua formação, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

O chefe de Governo turco afirmou que o país - que compartilha uma longa fronteira com a Síria - vai prosseguir com a política de portas abertas para os civis sírios que fogem da guerra em seu país.

"Por acaso poderíamos pedir aos nossos irmãos que não viessem a Turquia e se deixassem matar na Síria?", questionou Erdogan.

A Turquia apoia a rebelião síria, que luta contra o presidente Bashar al-Assad, e recebe a maioria dos refugiados sírios em quase 20 acampamentos instalados nas áreas próximas à fronteira com a Síria, no sul e sudeste do país.

Mais de 150.000 pessoas morreram desde o início, em março de 2011, da guerra na Síria, segundo uma ONG. Quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Síria e 2,6 milhões fugiram do país, geralmente para países vizinhos, como Líbano e Jordânia, além da Turquia, segundo a ONU.

AFP

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente