Participamos do

Maioria das alunas continua sequestrada

Até o momento, apenas 8 alunas foram recuperadas; diretora da escola desmentiu informações de que 121 estudantes já haviam sido libertadas
11:27 | Abr. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cento e quinze das 129 alunas sequestradas na Nigéria continuam desaparecidas, afirmou a diretora da escola, desmentindo também as informações militares sobre a libertação da maioria das estudantes.

"As declarações do exército são falsas", declarou Asabe Kwambura, referindo-se a um comunicado sobre a libertação de 121 estudantes.

Mas a diretora indicou que a informação dada pelo governo do Estado de Borno (noroeste) sobre 14 reféns libertadas era correta. Na véspera, as autoridades nigerianas afirmaram ter encontrado o reduto dos suspeitos de sequestrar as 129 alunas.

O sequestro em massa, cometido por homens fortemente armados, ocorreu em Chibok, a leste do estado de Borno.

O grupo entrou na escola pública depois de matar um policial e um soldado que protegiam o local. Depois, os homens obrigaram as adolescentes a subir em caminhões e partiram para uma região remota. Algumas alunas conseguiram fugir na hora do ataque.

O sequestro foi atribuído ao Boko Haram, grupo islamita armado. A insurreição desse movimento já dura cinco anos e causou milhares de mortes no país mais populoso da África. O Boko Haram, que significa "A educação ocidental é um pecado", atacou escolas e universidades em várias ocasiões.

No mesmo dia do sequestro, uma bomba explodiu em uma estrada perto da capital Abuja, deixando pelo menos 75 mortos e 141 feridos, no atentado mais violento já cometido perto da cidade.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a liberação imediata das estudantes sequestradas e se disse muito preocupado com os ataques cada vez mais frequentes e brutais contra centros de ensino no norte da Nigéria.

 

AFP

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente