PUBLICIDADE
Notícias

García Márquez permanece internado e quadro de saúde é estável

21:09 | 04/04/2014
NULL
NULL

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, continua internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, na Cidade do México, onde deu entrada na última segunda-feira, 31, com infecção pulmonar.

Segundo os médicos, as condições de saúde do escritor são estáveis e ele está em processo de recuperação.

"Ele está muito bem atendido e evolui muito bem", disse Gonzalo García Bracha, um dos dois filhos do escritor e jornalista, de 87 anos, que criou a Fundação Novo Jornalismo Ibero-Americano e é autor do emblemático romance Cem Anos de Solidão. De acordo com Gonzalo, é possível que o escritor tenha alta na próxima terça-feira, 8.

García Márquez é um dos mais importantes escritores de língua espanhola do século 20, um dos expoentes do realismo mágico, além de referência do chamado boom latino-americano, que, nos anos 60, colocou a literatura do continente sul-americano do outro lado do Atlântico, com obras experimentais que mostravam a convulsionada realidade política da região.

Na última quinta-feira, 3, o presidente do México, Henrique Peña Nieto, exprimiu o desejo de pronta recuperação para García Márquez, que vive no país há decadas. Em Bogotá, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, também se manifestou desejando saúde ao escritor.

Em Havana, um dos líderes das Forças Armada Revolucionárias da Colômbia (Farc), Luciano Marín Arango, conhecido como Iván Márquez, emitiu comunicado semelhante. Márquez chefia a delegação das Farc que negocia em Cuba a paz com o governo da Colômbia.

Agência Brasil

TAGS