PUBLICIDADE
Notícias

Afeganistão: enchentes matam pelo menos 75 pessoas

18:10 | 25/04/2014
Inundações repentinas após fortes chuvas no norte do Afeganistão mataram pelo menos 75 pessoas e danificaram milhares de casas, afirmaram autoridades do país nesta sexta-feira. O governo se mobiliza agora para tentar ajudar os sobreviventes na região.

As chuvas começaram na noite de quinta-feira e continuaram hoje em quatro províncias. A pior situação parecia ser a de Jawzjan, onde pelo menos 36 pessoas morreram, de acordo com o porta-voz da polícia Abdul Manan Raoufi. Outros oficiais estimaram o total de mortes em 43.

Azizul Rahman Aymaq, que dirige o comitê de reação a desastres em Jawzjan, disse que mais de 5 mil pessoas foram deslocadas e remédios e água potável estão se esgotando. Helicópteros do Exército afegão estão ajudando as equipes de resgate a chegar nas áreas afetadas, afirmou. "A enchente começou de manhã cedo e ainda está acontecendo. Cerca de sete aldeias da nossa região foram destruídas pelas inundações, as pessoas subiram nos telhados das casas e foram evacuadas por helicópteros do Exército afegão por segurança", disse um sobrevivente da inundação, Shah Mahmood.

Na província de Faryam, a oeste de Jawzjan, as enchentes mataram 33 pessoas, danificaram mais de 2.150 casas e causaram danos generalizados a áreas mais isoladas, disse o governador da província, Mohammadullah Patash. Outras seis pessoas morreram na província de Badghis, afirmou o governador da província, Moammadullah Alizai. A província de Suri Pul também foi afetada pelas enchentes. Fonte: Associated Press.

TAGS