PUBLICIDADE
Notícias

Abbas: palestina não reconhece Israel como Estado judeu

08:30 | 26/04/2014
Os palestinos nunca reconhecerão Israel como um "Estado judeu", disse neste sábado o presidente Mahmoud Abbas, enquanto procura traçar um plano de ação após Israel suspender as negociações de paz.

"Em 1993, nós já reconhecemos Israel", Abbas disse aos membros da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), acrescentando que o povo palestino não deveria ser forçado a ir um passo além e reconhecer a identidade religiosa de Israel.

O reconhecimento de Israel como um "Estado judeu" era uma das principais exigências no processo de paz mediado pelos Estados Unidos, que foi suspenso depois que, na quarta-feira, o governo liderado por Abbas assinou um acordo de reconciliação com o movimento islâmico Hamas.

Em entrevista esta semana, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, disse que o país deve resistir à pressão para retomar as negociações com o presidente da Palestina. Segundo Lieberman, Abbas está envolvido em "uma política de terror" e entrou em acordo com Hamas para frustrar qualquer possibilidade de paz entre as duas nações.

Historicamente, Israel e os países do Ocidente consideram o Hamas um grupo terrorista. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

TAGS