Participamos do

Tropas russas continuam chegando em massa à Crimeia

Nas últimas 24 horas, dez helicópteros de combate e oito aviões de transporte russos aterrissaram na Crimeia, sem que a Ucrânia fosse avisada
11:25 | Mar. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os militares russos continuam chegando em massa à Crimeia, violando os acordos internacionais, denunciaram nesta segunda-feira, 3, os guardas fronteiriços ucranianos.

Nas últimas 24 horas, dez helicópteros de combate e oito aviões de transporte russos aterrissaram na Crimeia, sem que a Ucrânia fosse avisada, contrariando o que preveem os acordos entre os dois países, indicaram as fontes.

O acordo sobre o estatuto da frota do Mar Negro russo, com base na Crimeia, estipula que o governo da Ucrânia deve ser informado com 72 horas de antecedência sobre qualquer movimento de tropas russas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde o dia 1 de março, quatro navios de guerra russos da frota do Báltico também entraram no porto de Sebastopol, segundo a mesma fonte.

Nos últimos dias, soldados não identificados, que atuam em nome das autoridades pró-russas locais, tomaram o controle de uma parte da Crimeia, e atacaram soldados ucranianos em seus quartéis.

A Crimeia foi conquistada pela Rússia no fim do século XVIII. No seio da União Soviética pertenceu à Rússia, antes de passar à Ucrânia em 1954.
A Rússia já aumentou em 6.000 soldados sua presença na Crimeia, segundo o ministério ucraniano da Defesa.

E no sábado o Parlamento russo autorizou o presidente Vladimir Putin a empregar suas Forças Armadas na Ucrânia.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente