PUBLICIDADE
Notícias

Irã e seis potências retomam negociações nucleares

12:50 | 18/03/2014
O Irã e seis potências mundiais retomaram nesta terça-feira negociações sobre o programa nuclear do país em Viena, na Áustria. Autoridades do Ocidente insistem que a crise na Ucrânia não irá complicar as discussões.

As conversas, voltadas para aliviar preocupações internacionais sobre as atividades nucleares de Teerã em troca da suspensão de sanções ao Irã, buscam alcançar um acordo final e abrangente ao longo dos próximos quatro meses.

A chefe de política externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que preside o grupo das seis potências, se encontrou na manhã desta terça com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif. O encontro foi seguido por uma sessão plenária com autoridades de todos os outros países envolvidos nas discussões.

O Irã negocia a questão nuclear com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas - Rússia, EUA, Reino Unido, França e China - mais a Alemanha.

A reunião desta semana é a primeira desde que aumentou a tensão entre os integrantes do grupo sobre a Ucrânia.

"A grande alegria dessas discussões até agora é que o E3+3 (sigla que representa as seis potências) tem permanecido sempre unido e esse ainda é o caso", disse o porta-voz de Catherine, Michael Mann, hoje, ressaltando que efeitos negativos referentes à crise ucraniana ainda não são sentidos.

Ainda assim, há preocupação de que a escalada da crise possa minar a surpreendente unidade mostrada pelo grupo das seis potências nos últimos meses, culminando com o acordo nuclear interino de seis meses alcançado em novembro com Teerã. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS