PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte lança dois mísseis de curto alcance

10:00 | 03/03/2014
A Coreia do Norte lançou dois mísseis de curto alcance no mar nesta segunda-feira, num momento em que Coreia do Sul e Estados Unidos realizam exercícios militares conjuntos, de acordo com autoridades sul-coreanas. Na quinta-feira, a Coreia do Norte havia lançado quatro mísseis no mar. O país diz que os exercícios entre EUA e Coreia do Sul são uma preparação para um ataque e vem testando seus armamentos. Os mísseis desta segunda-feira foram lançados da costa leste e percorreram uma distância de aproximadamente 500 quilômetros antes de cair em alto-mar, disse o porta-voz do Ministério de Defesa da Coreia do Sul, Kim Min-seok.

Testes de mísseis de curto alcance pela Coreia do Norte são rotineiros e, segundo analistas, não deveriam aumentar as tensões na região. Recentemente, o país vem tentando melhorar as relações com a Coreia do Sul e tomando iniciativas conciliatórias, como o encontro entre as famílias separadas pela Guerra da Coreia, no mês passado.

Kim disse que os mísseis foram lançados sem aviso prévio. Segundo ele, o ato foi uma provocação com sérios riscos para a aviação internacional, a navegação marítima e a segurança civil. "A Coreia do Norte está fazendo um jogo duplo, buscando a paz ostensivamente mas, depois, realizando atos imprudentes de provocação", disse.

Chang Yong Seok, do Instituto de Estudos para Paz e Unificação da Universidade Nacional de Seul, disse que os lançamentos parecem ter sido parte de um treinamento militar norte-coreano em resposta aos exercícios entre EUA e Coreia do Sul. Para ele, as tensões poderiam aumentar caso os mísseis fossem de longo alcance, capazes de atingir o Japão ou o território norte-americano de Guam.

Analistas dizem que as recentes demonstrações de boa-vontade da Coreia do Norte são uma tentativa do país de atrair investimento estrangeiro e ajuda para recuperar a economia. Fonte: Associated Press.

TAGS