Participamos do

Yanukovich estaria em sanatório próximo a Moscou

10:20 | Fev. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente ucraniano deposto Viktor Yanukovich estaria num sanatório nas proximidades de Moscou, segundo informações da respeitada organização da mídia RBK. Ele estaria no sanatório Barvikha, dirigido pelo departamento de propriedade da administração presidencial. O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, disse não ter informações sobre a suposta chegada do ex-presidente ucraniano a Moscou, assim como o porta-voz do departamento presidencial, Viktor Khrekov, que declarou não saber da presença de Yanukovich no sanatório.

Uma fonte do governo disse a três agências de notícias russas que Moscou aceitou o pedido de proteção que Yanukovich fez nesta quinta-feira, mas ainda não havia uma confirmação oficial do governo. O pedido foi a primeira declaração pública do ex-presidente ucraniano desde sábado, quando ele fugiu da capital de seu país, Kiev. As declarações de Yanukovich foram divulgadas por agências de notícias russas.

O Ministério de Relações Exteriores russo expressou preocupações nesta quinta-feira a respeito da população ucraniana de fala russa e prometeu proteger seus interesses.

A agência estatal de notícias Itar-Tass citou um comunicado lido durante um sessão do conselho de ministros nesta quinta-feira segundo o qual a Rússia "terá uma resposta firme e intransigente a violações dos direitos de compatriotas por parte de Estados estrangeiros".

A Rússia tem acusado os líderes interinos de fracassar em controlar os radicais que ameaçam a população de fala russa na Ucrânia, que vive principalmente no leste e sul do país, incluindo a península da Crimeia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente