Participamos do

Integrantes da Pussy Riot são agredidas com chicotadas por agentes; veja vídeo

21:23 | Fev. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Seis integrantes da banda punk de protesto Pussy Riot foram agredidos com chicotadas, socos e empurrões, por membros da milícia cossaca, nesta quarta-feira, 19, no centro da cidade Sochi, na Rússia, a cerca de 30 km da área onde são disputados os Jogos Olímpicos de Inverno. Vestindo roupas coloridas e máscaras, os membros da banda, cinco mulheres e um homem, foram abordados quando iniciavam uma performance ao lado de uma grade. A violência foi registrada em vídeo. Ninguém foi preso.

Duas integrantes do grupo punk russo Pussy Riot, libertadas em dezembro, anunciaram que foram detidas nesta terça-feira, 18, no centro de Sochi. "Nós fomos detidas e estamos acusadas de roubo", escreveu uma delas, Nadezhda Tolokonnikova, em sua conta no Twitter. Sua colega, Maria Alyokhina, confirmou que também foi detida. "Quando nos prenderam, não estávamos em nenhuma ação, simplesmente passeávamos por Sochi", afirmou Tolokonnikova. As duas foram detidas a 30 km do principal centro olímpico de Sochi. De acordo com Tolokonnikova, uma terceira integrante do grupo também teria sido detida.

As mulheres foram levadas para uma delegacia de polícia do distrito de Adler. Tolokonnikova, de 24 anos, e Alyokhina, 25, foram libertadas de colônias penitenciárias russas em dezembro, três meses antes do fim de suas sentenças de dois anos por participação em uma "oração punk" contra o presidente Vladimir Putin em uma catedral de Moscou. A libertação das duas aconteceu pouco antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que as autoridades russas desejavam transformar em uma vitrine impecável do país. As duas mulheres participaram no fim de janeiro em um show em Nova York da estrela americana Madonna, que sempre expressou apoio ao Pussy Riot.

Assista ao vídeo:

[VIDEO1]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

Redação O POVO Online, com informações da AFP e O Globo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente