Participamos do

Vídeo divulgado pela NASA mostra aumento de temperatura no planeta

21:09 | Jan. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O instituto da agência espacial americana (NASA) Goddard para Estudos Espaciais (GISS), em Nova York, que analisa as temperaturas da superfície global, divulgou relatório atualizado nesta terça-feira, 21, que aponta as temperaturas em todo o mundo em 2013. Em um vídeo, o GISS mostra como o planeta continua a experimentar temperaturas mais quentes do que os medidos há várias décadas.

A temperatura média em 2013 foi de 14,6 graus Celsius (58,3 graus Fahrenheit), que é de 0,6 C (1,1 F), mais quente do que a linha de base século de mid-20th. A temperatura média global aumentou cerca de 0,8 C (1,4 graus) desde 1880, de acordo com a análise.

"As tendências de longo prazo na temperatura da superfície são incomuns e 2013 adiciona à evidência de mudanças climáticas em curso", disse o climatologista Gavin Schmidt. Os cientistas ressaltam que os padrões climáticos sempre vão causar flutuações das temperaturas médias a cada ano, mas que os constantes aumentos nos níveis de gases de efeito estufa na atmosfera da Terra estão levando a um aumento a longo prazo na temperatura global.

Isso não significa que, cada ano consecutivo será, necessariamente, mais quente do que o ano anterior, mas com o nível atual de emissões de gases de efeito estufa, os cientistas esperam que a cada década sucessiva a temperatura aumente.

Impulsionada pelo aumento das emissões feitas pelo homem, o nível de dióxido de carbono na atmosfera da Terra atualmente é maior do que em qualquer momento nos últimos 800 mil anos. O dióxido de carbono é um gás de efeito estufa que retém calor e desempenha um papel importante no controle de mudanças para o clima da Terra. É emitido pela queima de combustíveis fósseis para energia.

Enquanto o mundo experimentou temperaturas relativamente quentes em 2013, o território continental dos Estados Unidos experimentaram o 42º ano mais quente já registrado, de acordo com a análise GISS. Para países como a Austrália, 2013 foi o ano mais quente já registrado.

Assista ao vídeo:
[VIDEO1]

 

Imagem: NASA/GSFC, GISS

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online,  com informações da NASA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente