Participamos do

Catalunha pedirá a Madri realização de referendo para independência

Por 87 votos a favor, 43 contra e três abstenções, os deputados do parlamento regional aprovam lei que pede independência
12:31 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O parlamento regional catalão decidiu nesta quinta-feira, 16, por maioria pedir a Madri que autorize ao governo da Catalunha a realização do referendo de autodeterminação anunciado para novembro por Artur Mas, o presidente nacionalista desta grande região do nordeste da Espanha.

Por 87 votos a favor, 43 contra e três abstenções, os deputados do parlamento regional, com sede em Barcelona, aprovaram a proposta de lei pedindo a Madri que delegue ao governo catalão a capacidade de autorizar, convocar e organizar um referendo sobre o futuro político da região.

O parlamento catalão transfere assim o debate para Madri, onde a proposta será apresentada ao Congresso de Deputados. Lá, previsivelmente será rejeitada, já que os dois principais grupos parlamentares - os conservadores no poder e a oposição socialista - se opõem à organização de um referendo pela independência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Orgulhosa de seu idioma e tradições, a Catalunha, com 7,5 milhões de habitantes, outrora motor econômico da Espanha e agora uma de suas regiões mais endividadas, vive nos últimos anos um auge do sentimento separatista atiçado por uma crise econômica que acentuou as tensões políticas.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente