Participamos do

Venezuela tomará medidas legais contra jornal El País

00:50 | Jan. 25, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Venezuela pretende tomar "ações legais cabíveis" contra o jornal espanhol El País, que publicou uma foto de um homem hospitalizado respirando através de um tubo que foi, erroneamente, identificado como o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou o ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas nesta quinta-feira.

A foto foi divulgada no início do dia no site do jornal por cerca de meia hora e em algumas das edições imprensas. Mas, logo, o El País retirou a edição das bancas e a imprimiu novamente sem a foto.

Em um comunicado, o ministro disse que o erro será lembrado como "uma página vergonhosa do jornalismo internacional". Ele não deu mais detalhes sobre as ações futuras do governo contra o jornal.

Os editores do El Pais publicaram um pedido de desculpas aos leitores pelo "dano causado" e iniciaram uma investigação sobre a foto, que, segundo eles, havia sido fornecida pela Gtres Online, uma agência espanhola. Em seus comentários, Villegas criticou o jornal por não pedir desculpas a Chávez.

Mais cedo, o ministro afirmou que a foto parecia ser uma imagem tirada de um vídeo de 2008 do YouTube, que mostrava um homem não identificado durante uma cirurgia. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente