Participamos do

O maior arranha-céu da Europa será inagurado em fevereiro em Londres

13:58 | Jan. 11, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
LONDRES, 11 Jan 2013 (AFP) - Shard, o arranha-céu mais alto da Europa, com 310 metros, abrirá suas portas no dia 1º de fevereiro, com uma vista excepcional de Londres, onde será uma importante atração turística apesar das críticas sobre seu gigantismo.

Os idealizadores do projeto já ouviram de tudo: é alto demais, ofusca os monumentos históricos, e é muito caro em tempos de austeridade, apesar de 95% de seu custo de 450 milhões de libras (727 milhões de dólares) ter sido financiado pelo Qatar.

Mas William Matthews, chefe de execução do projeto concebido pelo arquiteto italiano Renzo Piano, rejeita as críticas.

"A torre Eiffel provocou reações de ódio quando foi construída, e agora é um monumento emblemático admirado pelos parisienses", afirmou.

Apesar das críticas, seus responsáveis registraram milhares de reservas e esperam a visita de 1 a 1,5 milhão de pessoas por ano a um preço de entrada fixado em 24,95 libras (40 dólares).

A visita, além da vista espetacular, inclui a projeção de um documentário sobre a capital, sua história e seus habitantes, assim como uma exposição de fotomontagens marcada pelo típico humor inglês.

Os visitantes e os 8 mil frequentadores do prédio, segundo a capacidade prevista, vão poder viajar a uma velocidade de 6 metros por segundo para chegar aos últimos andares. A música do elevador é uma composição original interpretada pela London Symphony Orchestra.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente