Participamos do

Irã envia com sucesso um macaco ao espaço

08:59 | Jan. 28, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Irã enviou nesta segunda-feira um macaco ao espaço a bordo de uma cápsula e o recuperou são e salvo após seu pouso, anunciou o canal em árabe da rede de televisão iraniana Al-Alam, citando fontes do ministério da Defesa.

"O Irã lançou nesta segunda-feira com sucesso uma cápsula batizada de 'Pisgham' (pioneira) com um macaco dentro a 120 km de altitude e recuperou o carregamento sem danos", indicou a Al-Alam citando a Organização da Indústria Aeroespacial do ministério da Defesa iraniano.

Teerã havia anunciado em meados de janeiro seu projeto de enviar um macaco ao espaço no início de fevereiro no âmbito das celebrações do 34º aniversário da vitória da Revolução Islâmica de 1979. Este lançamento era apresentado como uma primeira etapa antes de enviar "um homem ao espaço em 5 a 8 anos".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto previa enviar um macaco a 120 km de altitude em um voo balístico suborbital de vinte minutos em uma cápsula de 285 quilos lançada por um foguete Kavoshgar-5.

O Irã já enviou três satélites ao espaço desde 2009, assim como uma cápsula com um rato, tartarugas e insetos em fevereiro de 2010.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente