Participamos do

Hillary defende no Senado resposta a ataque na Líbia

12:52 | Jan. 23, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A secretária de Estado, Hillary Clinton, fez uma defesa inabalável hoje da resposta do governo Obama ao ataque em setembro de 2012 a instalações do governo dos EUA em Benghazi, na Líbia.

A secretária assumiu a responsabilidade novamente por quaisquer falhas de segurança, mas elogiou a resposta à tragédia de seu departamento e de outras agências do governo. Ela disse também que os ataques "são parte de um desafio estratégico mais amplo para os EUA e nossos parceiros na África do Norte" devido ao surgimento do extremismo violento lá.

"Ninguém é mais comprometido em conseguir isso", disse Clinton a senadores. "Estou determinada a deixar o Departamento de Estado e nosso país mais forte e mais seguro."

O testemunho dela no Comitê de Relações Exteriores do Senado teve tom de despedida, visto que ela planeja renunciar assim que o senador John Kerry foi confirmado como o novo secretário de Estado. "Foi uma das maiores honras da minha vida comandar homens e mulheres do Departamento de Estado e da Agência para Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID)", disse Hillary.

Após listar uma série de ações do governo após o ataque na Líbia no dia 11 de setembro, ela elogiou a força de trabalho de sua agências. "Eles perguntam o que podem fazer por seu país", disse ela.

Hillary também deverá testemunhar no Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes sobre o ataque. Essa audiência, como a realizada no Senado, será pública.

Ela é a única testemunha em audiências consecutivas nesta quarta-feira de painéis de políticas externas no Senado e na Câmara sobre o ataque à missão diplomática norte-americana em Bengasi, na Líbia, que matou o embaixador Chris Stevens e outros três americanos. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente