Participamos do

Energia nuclear não tem futuro na Alemanha, diz ministro

Depois da catástrofe de Fukushima, Berlim ordenou em março de 2011 o fechamento imediato de oito reatores das 17 centrais nucleares que ainda estavam em funcionamento oficialmente
07:52 | Jan. 04, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A energia nuclear não tem nenhum futuro na Alemanha, afirmou o ministro alemão de Meio Ambiente, Peter Altmaier, em uma entrevista ao jornal Leipziger Volkszeitung publicada nesta sexta-feira, depois das recentes declarações de um funcionário de alto escalão europeu que colocou a questão em xeque.

"Não vejo nenhuma possibilidade de que a energia nuclear renasça na Alemanha", seja qual for a coalizão política que ocupar o poder no país, declarou o ministro, membro da União Democrata Cristã (CDU) da chefe de governo Angela Merkel.

Em uma entrevista publicada no dia 31 de dezembro no jornal local Rheinische Post, o comissário europeu de energia, o alemão Gunther Oettinger, afirmou que "em 40 anos ainda haverá eletricidade de origem nuclear na rede alemã".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também considerou possível que no futuro sejam construídas novas instalações nucleares na Alemanha. "A pesquisa sobre a fusão nuclear (...) fez grandes avanços. Pode ser que algum dia esta técnica seja aceita na Alemanha", declarou.

Depois da catástrofe de Fukushima, Berlim ordenou em março de 2011 o fechamento imediato de oito reatores das 17 centrais nucleares que ainda estavam em funcionamento oficialmente, enquanto os demais devem deter sua atividade progressivamente até 2022.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente