PUBLICIDADE
Notícias

China retoma construção da maior usina nuclear do mundo

07:26 | 05/01/2013
A China retomou a construção de uma usina nuclear de quarta geração, suspensa após a catástrofe da central nuclear japonesa de Fukushima, em 2011, que será a maior instalação nuclear do mundo, anunciou a imprensa oficial neste sábado.

A construção da usina nuclear da Baía Shidao, em Rongcheng, uma cidade da província de Shandong (leste), foi retomada no mês passado, indicou o Centro de Informação da China na Internet (oficial), acrescentando que esta usina é "o maior projeto nuclear da China".

Esta usina, que será esfriada por um gás a temperatura elevada, será "o primeiro projeto comercializado com sucesso no mundo de tecnologia nuclear de quarta geração", indica o relatório.

Este projeto foi desenhado para ser mais seguro e reduzir os custos, afirmou o informe, que cita um porta-voz do Grupo China Huaneng, o principal investidor da usina.

O mesmo "foi desenvolvido e desenhado apenas por pesquisadores chineses", afirmou a Rádio Internacional Chinesa citando um cientista do Grupo China Hyaneng, segundo o qual a empresa espera exportar este projeto.

A usina, que deve começar a fornecer energia elétrica até 2017, gerará até 6.600 megawatts, acrescenta o relatório.

O investimento inicial no projeto será de 3 bilhões de iuanes (480 milhões de dólares).
AFP

TAGS