PUBLICIDADE
Notícias

Sarkozy perderia para Hollande no 2º turno, diz pesquisa

04:39 | 05/04/2012
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, superaria o candidato do Partido Socialista, François Hollande, no primeiro turno das eleições presidenciais marcadas para 22 de abril, embora perdesse para o candidato socialista no segundo turno, em 6 de maio, de acordo com uma pesquisa recente.

A pesquisa realizada pela CSA nos dias 2 e 3 de abril, e cujos dados foram apresentados na noite desta quarta-feira, mostrou que 30% dos potenciais eleitores escolheriam o atual presidente caso as eleições fossem realizadas hoje. Contudo, 29% dos potenciais eleitores escolheriam para presidir o país seu rival socialista.

A vantagem de Sarkozy sobre seu principal rival diminuiu na última sondagem feita pela CSA na semana passada, a qual mostrou que Sarkozy tinha 30% das intenções de voto contra 26% de Hollande.

No caso provável de um segundo turno - nenhum candidato deve conseguir os 50% dos votos do primeiro turno - Sarkozy perderia para Hollande, pois 46% dos entrevistados disseram que votariam em Sarkozy, ante 54% que prefeririam seu rival.

Sarkozy tem subido em todas as pesquisas desde que anunciou formalmente sua candidatura em fevereiro, mas Hollande é o favorito. De acordo com as mais recentes sondagens feitas por pesquisadores não pertencentes à CSA, a exposição na mídia de Sarkozy devido à onda recente de terror no sudeste da França tem ajudado o atual presidente.

A CSA disse que as intenções de voto para o candidato de extrema-esquerda, Jean-Luc Melenchon, subiram 2,5 pontos porcentuais desde março, alcançando 15%, enquanto a candidata de extrema direita, Marine Le Pen, perdeu dois pontos percentuais, caindo para 13%. O candidato de centro, François Bayrou, perdeu 2,5 pontos porcentuais, recuando para 10%. A pesquisa ouviu 884 pessoas. As informações são da Dow Jones.

TAGS