PUBLICIDADE
Notícias

Regime sírio diz retirar tropas, mas Exército intensifica ataques

O Exército sírio iniciou nesta quinta-feira uma ofensiva contra a cidade de Duma, perto de Damasco, provocando violentos confrontos com os rebeldes, e matou dois jovens na capital do país

10:14 | 05/04/2012

DAMASCO, 5 Abr 2012 (AFP) - O regime sírio afirma ter iniciado a retirada de suas tropas de algumas zonas do país, mas o Exército intensificava nesta quinta-feira o cerco das regiões rebeldes, faltando sete dias para vencer o prazo dado pelo emissário da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, para um cessar-fogo total.
"Os sírios dizem ter começado a retirar tropas de algumas zonas", indicou o porta-voz de Kofi Annan, que acrescentou que o emissário da ONU está verificando as informações.
Annan espera um cessar-fogo completo entre o governo sírio e a oposição nas 48 horas posteriores a 10 de abril, enfatizou o porta-voz Ahmad Fawzi.
"E a partir deste momento, começa um período de 48 horas, durante o qual haverá um cessar total de qualquer forma de violência por todas as partes, o que inclui o governo sírio e a oposição síria".
Fawzi também informou que Annan viajará a Teerã em 11 de abril, mas não revelou detalhes sobre as reuniões que o ex-secretário-geral da ONU terá no Irã.
Annan falará nesta quinta-feira por videoconferência de Genebra à Assembleia Geral da ONU em Nova York. Ele informará a situação na Síria e os progressos de sua missão.
Annan já falou duas vezes ao Conselho de Segurança desde que foi nomeado como emissário. Ele anunciou na segunda-feira que Damasco havia aceitado iniciar a aplicação do plano de paz até 10 de abril, com a retirada das tropas das cidades rebeldes.
O jornal ligado ao governo Al Watan informou sobre uma carta enviada a Annan segundo a qual "unidades do Exército começaram a ser retiradas de algumas regiões".
Mas os militantes negam enfaticamente qualquer retirada das tropas e mencionam, ao contrário, a intensificação dos ataques.
"Não é verdade, os bombardeios continuam", afirmou Adullah, um militante contactado pela AFP através do Skype.
O Exército sírio iniciou nesta quinta-feira uma ofensiva contra a cidade de Duma, perto de Damasco, provocando violentos confrontos com os rebeldes, e matou dois jovens na capital do país.
Além disso, cinco soldados morreram em dois ataques nas províncias de Aleppo (norte) e de Deraa (sul).
"Tanques e veículos blindados das forças governamentais atacaram Duma com disparos e explosões durante a madrugada", afirma um comunicado do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
De acordo com a ONG, dois jovens morreram no bairro de Kafar Sousseh, em Damasco, atingidos por tiros das forças oficiais quando estavam em seus carros.
A violência deixou 170 mortos desde segunda-feira no país, dia em que a ONU anunciou que Damasco havia prometido aplicar de maneira imediata o plano de paz do emissário internacional Kofi Annan.
A retirada dos tanques é um dos principais pontos do plano Annan que Damasco se comprometeu a aplicar até a próxima terça-feira, mas impondo como condição o fim da violência dos rebeldes, que o regime chama de "terroristas".
A Síria é sacudida há mais de um ano por uma revolta contra o regime que a reprime de forma violenta. A violência deixou mais de 10.000 mortos, em sua maioria civis, segundo o OSDH.

AFP

TAGS