PUBLICIDADE
Notícias

Obama quer somar esforços em Cartagena para deixar cartéis sem esconderijo

11:55 | 13/04/2012

MÉXICO, 13 Abr 2012 (AFP) - Os Estados Unidos buscarão na cúpula das Américas de Cartagena somar esforços para deixar os chefes do narcotráfico e os cartéis "sem lugar para se esconder", disse o presidente americano, Barack Obama, em uma entrevista concedida ao Grupo de Diários América, divulgada nesta sexta-feira por um jornal mexicano.

"Na cúpula de Cartagena teremos a oportunidade de aumentar nossa cooperação regional de modo que os narcotraficantes não tenham local disponível para se esconder", disse Obama na entrevista publicada pelo jornal El Universal.

O presidente americano, que neste sábado participará do início dos trabalhos da Cúpula de Cartagena, explicou que, para conquistar este objetivo, é necessário reforçar a Iniciativa de Segurança da Bacia do Caribe, lançada na cúpula de 2009.

"Os Estados Unidos não vão legalizar, nem vão despenalizar as drogas, já que fazê-lo acarretaria graves consequências negativas em todos os nossos países, quanto à saúde e à segurança públicas", disse Obama, enquanto em nível mundial esta medida "não eliminará o perigo gerado pelo crime organizado transnacional".

Sobre os desafios enfrentados pelo continente americano, o presidente destacou "a desigualdade econômica e a pobreza extrema, a violência causada pelos narcotraficantes e pelos grupos criminosos e os obstáculos que ainda impedem muita gente de encontrar trabalho e oportunidade".

O presidente da Guatemala, Otto Pérez, impulsiona um debate sobre a descriminalização do consumo de drogas e disse antes de deixar seu país para se dirigir a Cartagena que desejava ao menos que a cúpula forme um grupo de especialistas para estudar o ocorrido em países que tomaram esta postura.

TAGS