PUBLICIDADE
Notícias

Irã suspende suas exportações de petróleo à Espanha

16:37 | 10/04/2012

TEERÃ, 10 Abr 2012 (AFP) - O Irã suspendeu suas exportações de petróleo à Espanha, disseram nesta terça-feira os jornais iranianos Al-Alam e Press TV, que não citaram fontes.

"As exportações de petróleo à Espanha foram suspensas", afirmou Al-Alam poucas horas depois de Teerã, sob um embargo gradual da União Europeia, ter anunciado que havia deixado de exportar petróleo também à Grécia.

A medida seria mais uma decorrência da decisão da UE de 24 de janeiro de impor um embargo petroleiro gradativo sem precedentes ao Irã e sancionar seu banco central para estrangular o financiamento de seu polêmico programa nuclear.

Contudo, de acordo com um porta-voz do Ministério espanhol de Assuntos Exteriores, a Espanha deixou de importar petróleo do Irã desde o final de fevereiro.
Teerã já havia decidido em fevereiro suspender suas vendas de petróleo à França e Grã-Bretanha, cujas compras eram quase insignificantes.

A Espanha, por sua vez, costumava ser um grande consumidor de petróleo iraniano, com 160.000 barris diários, o que representou 12% de suas importações de petróleo no ano passado, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Já a Grécia importou uma média de 100.000 barris de petróleo iraniano por dia em 2011, um terço de suas importações.

Al-Alam assegurou que Irã está cogitando a possibilidade de suspender também sua exportações petroleiras à Alemanha e Itália.

O anúncio foi feito às vésperas da reativação das negociações nucleares entre Irã e os países do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), prevista para o sábado em Istambul.

Segundo os produtores da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Irã produz 3,5 milhões de barris por dia, dos quais exporta 2,5 milhões.

TAGS