PUBLICIDADE
Notícias

Começa julgamento de autor do complô para explodir metrô de Nova York

13:05 | 16/04/2012

NOVA YORK, 16 Abr 2012 (AFP) - A justiça federal americana abre nesta segunda-feira, 16, o processo contra o acusado de participar num complô terrorista para explodir o metrô de Nova York em 2009, pelo qual dois companheiros seus já se declararam culpados.

O julgamento de Adis Medunjanin, um americano de 27 anos nascido na Bósnia, será conduzido pelo juiz John Gleeson no tribunal federal do Brooklyn (sudeste de Nova York).

Segundo a promotoria, Medunjanin e dois amigos seus, Zarein Ahmedzay e Najibullah Zazi, planejavam executar três atentados separadamente na rede de metrô de Nova York, em setembro de 2009.

Para isso, os três viajaram em diferentes momentos de 2008 ao Paquistão, onde receberam treinamento na fabricação de bombas por parte de membros da Al-Qaeda, segundo a ata de acusação.

Um deles, Najibullah Zazi, um jovem de 26 anos nascido no Afeganistão que era vigiado pelos serviços de inteligência americanos, foi detido em setembro de 2009 dias depois de ter viajado de Denver (Colorado) a Nova York para realizar seu ataque.

Os outros dois foram detidos em janeiro de 2010, por ocasião de outra tentativa fracassada de ataque na ponte que une os bairros de Queens e Bronx, em Nova York.

Segundo especialistas, este é o primeiro caso com provas conclusivas de terrorismo desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

TAGS