PUBLICIDADE
Notícias

Colômbia monitora vulcão Nevado Del Ruiz

19:37 | 06/04/2012
Geólogos da Colômbia estão monitorando com atenção o vulcão Nevado del Ruiz, que passou a emitir uma coluna de vapor. A região onde está o vulcão, no oeste da Colômbia, teve um aumento na atividade sísmica desde meados de fevereiro. Até agora as autoridades não ordenaram a retirada de moradores de cidades próximas à montanha, informou a Direção Nacional para a Gestão de Riscos. Mesmo assim, os geólogos já classificam a atividade sísmica no Nevado del Ruiz em nível laranja, ou II, o que indica uma "erupção possível no prazo de dias ou de semanas".

"O acompanhamento da atividade superficial no Nevado del Ruiz permitiu constatar a emissão contínua de gases e vapor de uma coluna de cor branca, que tomou a direção norte ocidental da montanha, com forte cheiro de enxofre", reportou a Ingeominas, um instituto local de geologia.

O Nevado del Ruiz, que fica na divisa dos departamentos (Estados) de Caldas e Tolima, no oeste colombiano, tem 5.321 metros de altura. O sistema de alertas contra erupções na Colômbia foi criado após 1985, quando uma devastadora erupção do Nevado del Ruiz matou 25 mil pessoas e destruiu a cidade de Armero. As informações são da Associated Press.

TAGS