Árvore cai sobre carro na avenida Heráclito Graça após chuvas em Fortaleza
Comerciantes do entorno afirmaram que não há registro de pessoas feridas, apenas danos materiais
11:13 | Jan. 27, 2026
Uma árvore caiu sobre um carro na avenida Heráclito Graça, no Centro, após as fortes chuvas que atingiram Fortaleza na manhã desta terça-feira, 27. Em imagens encaminhadas ao O POVO, é possível ver o tronco e os galhos ocupando a carroceria de uma Fiat Toro prata.
Em Fortaleza, a chuva chegou a marca de 90,8mm.
LEIA MAIS | Ceará registra chuva em mais de 130 municípios; confira previsão
Comerciantes do entorno afirmaram ao O POVO que não houve feridos, apenas danos materiais, apenas danos materiais a um carro que foi atingido pela árvore. A informação foi confirmada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que informou que os dois ocupantes do automóvel não sofreram ferimentos.
A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) declarou, em nota, que já iniciou o recolhimento da árvore. A AMC informou ainda que agentes foram enviados para controlar o tráfego e prestar apoio aos condutores no trecho. Duas faixas da direita precisaram ser interditadas.
O que fazer em casos de quedas de árvore?
Para o recolhimento de galhos e árvores caídas em logradouros públicos, a UrbFor orienta que encaminhar o pedido pelo número de WhatsApp (85) 9 8682-2269. O contato é exclusivo para o recebimento de demandas de árvores caídas e, por meio dele, o solicitante pode enviar fotos e vídeos, junto ao endereço da ocorrência.
No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e em feriados, a demanda deve ser solicitada junto ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Em caso de qualquer risco ou emergência, a Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.
Durante o período de chuvas, a DCFor orienta que a população adote medidas preventivas para reduzir riscos.
Confira a lista das principais recomendações:
- Evitar se abrigar debaixo de árvores, postes, estruturas metálicas ou fiação elétrica
- Não trafegar por áreas alagadas ou sujeitas a inundações
- Desligar equipamentos da tomada em caso de chuvas intensas ou incidência de raios
- Evitar locais abertos, como campos de futebol
- Não permanecer dentro da água
- Não frequentar rios, lagoas ou cachoeiras durante fortes chuvas, devido ao risco de cabeças d’água.
A DCFor também destaca a importância de não consumir alimentos ou água atingidos por alagamentos e de manter o descarte correto do lixo, evitando o acúmulo em vias, bueiros e corpos hídricos, o que contribui para a prevenção de alagamento.