Fortaleza terá painéis interativos de IA em 50 paradas até fevereiro
Painéis interativos com conectividade a uma central de atendimento e integrada às forças de segurança estarão em 50 paradas de ônibus até o fim de fevereiro
19:28 | Jan. 23, 2026
Até o fim de fevereiro, Fortaleza deverá ter cinquenta paradas de ônibus com painéis interativos com conectividade a uma central de atendimento integrada às forças de segurança.
Internalização de fios no polo gastronômico da Varjota será retomada em fevereiro; VEJA
Em dezembro de 2025, O POVO antecipou a intenção da Prefeitura em instalar um novo modelo de paradas, com recursos tecnológicos por meio de inteligência artificial (IA).
A iniciativa, divulgada com o nome de "Abrigo Amigo", está sob responsabilidade da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com Governo do Ceará e as empresas Eletromidia e Claro.
Leia mais
De acordo com a gestão municipal, objetivo é de transformar pontos em espaços mais acolhedores para os usuários do transporte público no período noturno.
Parada no campus do Pici da UFC será a primeira a receber tecnologia
A primeira parada de ônibus do "Abrigo Meu" será instalada na avenida Humberto Monte, 2.677, no bairro Parquelândia, em frente à entrada do campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instalação deve acontecer na segunda-feira, 26, às 16 horas.
Evento deve contar com a presença do prefeito Evandro Leitão (PT).
Como publicado pelo O POVO, a parada de ônibus que existia no local, composta por uma estrutura metálica, foi removida no dia 17 de dezembro de 2025. No entanto, rota com as linhas 703-Paupina/Pici e 075-Campus do Pici/Unifor seguiram em funcionamento.
À época, a justificativa para retirada foi de regressar ofertando modelo com mais conforto, segurança e melhor acessibilidade aos usuários.