Casos de mal súbito não decorrem do ambiente da academia, diz sindicato

O Sindifit-CE reforçou ainda a importância de check-ups médicos periódicos, como medida de prevenção durante a prática de exercícios físicos

21:10 | Dez. 19, 2025

Por: Penélope Menezes
Sindicato das Academias do Estado do Ceará (Sindifit - CE) emitiu nota técnica após casos de mal súbito registrados na Região Metropolitana de Fortaleza (foto: Victor Freitas/Pexels)

Após os episódios de mal súbito registrados em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) nos últimos três meses, o Sindicato das Academias do Estado do Ceará (Sindifit - CE) emitiu nota técnica para prestar esclarecimentos à sociedade cearense. O comunicado foi enviado ao O POVO nesta sexta-feira, 19.

Dois dias atrás, na quarta-feira, 17, a aluna de uma academia no bairro Papicu morreu durante a prática de exercícios físicos. A vítima, que foi atendida no local, mas não sobreviveu, é o quarto caso de mortes em academias na RMF.

Sobre os protocolos de segurança adotados pelas empresas, o sindicato aponta a aplicação do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q). O serviço, considerado essencial ao início de um programa de exercícios, pode identificar pessoas que necessitem de avaliação médica.

“Além disso, a literatura médica é clara ao afirmar que indivíduos que realizam avaliação clínica e exames básicos — como o eletrocardiograma — dentro da normalidade são considerados aptos para a prática de atividade física orientada”, informa o comunicado.

Sindicato das Academias do Ceará relata a necessidade de ‘check-ups médicos periódicos’

O Sindifit-CE também reforçou a importância de que todos os praticantes, em especial “pessoas acima dos 35 ou 40 anos”, realizem check-ups médicos periódicos. A iniciativa é uma medida de prevenção, que pode oferecer segurança durante a prática de exercícios físicos.

“Cumpre esclarecer que episódios de mal súbito não decorrem, por si, do ambiente da academia. Tratam-se de eventos estatísticos que podem ocorrer em qualquer local — residências, vias públicas, ambientes de trabalho ou estabelecimentos comerciais”, acrescenta.

Homem morre após sofrer mal súbito em academia de Fortaleza; é o segundo caso em uma semana | LEIA MAIS

Com o registro de casos, o sindicato manifestou suas condolências e solidariedade às famílias, amigos e comunidades afetadas.

“Cada perda é recebida com respeito e pesar por todo o setor. Reafirmamos nosso compromisso ético com a segurança dos praticantes e nossa disposição permanente para colaborar com as autoridades competentes, sempre que solicitado, para pleno esclarecimento dos fatos”, disse em nota.