Ciclofaixa da Avenida da Universidade recebe novo equipamento segregador

Em fase experimental, dispositivos estão sendo implantados ao lado da ciclofaixa, no trecho entre as avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio

09:13 | Set. 24, 2025

Por: Gabriele Félix
Dispositivo é feito de material reciclável e tem formas arredondadas (foto: Israel_Rodrigues/Prefeitura de Fortaleza)

Um novo dispositivo de sinalização foi instalado ao lado da ciclofaixa da Avenida da Universidade, no bairro Benfica, em Fortaleza. O equipamento foi implantado no trecho da ciclofaixa entre as avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio, e começa a funcionar em fase experimental nesta terça-feira, 23.

A iniciativa torna Fortaleza a primeira cidade brasileira a adotar um novo tipo de elemento separador voltado à proteção de ciclistas em vias urbanas, de acordo com a Prefeitura.

A sinalização possui um formato arredondado, sem quinas e bordas que possam causar acidentes em caso de contato, além de ter uma superfície antiderrapante, oferecendo mais aderência.

O equipamento também possui faixas refletivas, facilitando sua identificação durante o dia e à noite. A característica deve facilitar com que motoristas percebam melhor o espaço destinado às bicicletas.

 

 

Nesta primeira etapa, os dispositivos foram instalados em um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro (km), reforçando a segurança dos usuários de bicicleta em uma das vias mais movimentadas da Cidade.

Colocada a nível do solo, a sinalização funciona como um segregador físico, mais robusto, e deve oferecer mais segurança e visibilidade aos condutores e ciclistas, conforme a gestão municipal.

VEJA TAMBÉM | Avenida Dom Luís ganhará ciclovia arborizada até novembro, anuncia Prefeitura

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), com apoio do programa internacional Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI).

Sinalização facilita a visibilidade da área de ciclistas

A Prefeitura de Fortaleza detalha que o equipamento, desenvolvido pela empresa ZICLA, garante uma separação física entre o tráfego motorizado e a infraestrutura cicloviária.

O dispositivo é produzido de materiais recicláveis e foi projetado para suportar impactos de diferentes ângulos sem se deslocar, por conta do seu sistema de fixação “firme e eficiente”. A resistência, segundo os responsáveis, garante durabilidade ao equipamento, sem perder a estabilidade.