Conflito entre facções: escolas do Vicente Pinzón e Papicu pedem aulas remotas
A reunião acontece na sede do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute)
10:34 | Ago. 28, 2025
Representantes de escolas municipais localizadas nos bairros Vicente Pinzón e Papicu, em Fortaleza, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 28, para discutir o impacto do contexto de violência das últimas semanas. A região tem registrado homicídios e ataques derivados de briga entre duas facções criminosas.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Educação (SME) e os docentes seguiram para encontro com a secretária executiva da pasta, Ana Christina Silva.
Leia Mais | Vicente Pinzón e Papicu: topografia dos bairros prejudica captura de criminosos, afirma Sá
O POVO apurou que umas das medidas a serem discutidas entre representantes com a Secretaria era a implementação do ensino remoto nas escolas até que a situação nos bairros seja normalizada.
Aulas devem voltar à normalidade, diz SME
A presidenta do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, afirma que estão sendo preparadas providências para que as escolas voltem à normalidade.
"Estamos abandonados há um mês. Esses conflitos começaram em julho. Daria para a Prefeitura ter reunido, chamado as escolas, estabelecido um protocolo antes. Mas, como sempre, a gente tem que vir aqui dizer que a gente existe, que vidas importam e que é um direito das crianças aprender e dos professores ensinar", destacou. "Nós queremos trabalhar com segurança".
Ainda de acordo com Ana Cristina Guilherme, haverá nesta sexta-feira, 29, na Academia do Professor, uma reunião às 8 horas com os representantes e professores das escolas afetadas.
A SME respondeu que apenas a escola municipal Maria Gondim dos Santos, no Papicu, ficou sem aula nessa quarta, 27, e nesta quinta-feira, 28. As aulas devem retornar nesta sexta-feira, 29.
A secretária executiva da SME, Ana Christina Silva, afirmou que está sendo discutido plano de segurança para garantir o funcionamento das escolas.
De acordo com o Sindiute, quatro escolas foram afetadas. Participarão da reunião desta sexta representantes das escolas municipais Maria Gondime Maria Alice, e dos CEIs Darcy Ribeiro e Menino Maluquinho.
Mais de 10 mortes nos bairros Vicente Pinzón Papicu
Tanto o Vicente Pinzón, quanto o Papicu têm sofrido com a disputa entre as facções criminosas Comando Vermelho e Guardiões do Estado (GDE). O conflito teve início no Vicente Pinzón, no final de junho, quando uma liderança da GDE no bairro teve a morte "decretada" pela facção e, com isso, decidiu aderir ao CV.
Leia Mais | Vicente Pinzón e arredores registram 2 mortos e 3 baleados ontem
Ao mudar de facção, Ronald Pinto dos Santos, o "Bicho Feio", trouxe consigo diversos aliados. O CV, então, passou a tentar controlar o Vicente Pinzón, cuja hegemonia, há anos, é da GDE. Mais de 10 assassinatos já foram registrados nessa guerra, além de inúmeros tiroteios e expulsão de moradores. (Colaborou Lucas Barbosa)
Atualizada às 20 horas