Ceará ganha Centro de Estudos em Vigilância em Saúde com nome de Maria Zélia Rouquayrol
Nova estrutura visa fortalecer a produção de conhecimento e a formulação de políticas públicas na área da saúde coletiva no estado
22:30 | Ago. 04, 2025
Com o objetivo de impulsionar pesquisas e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da vigilância em saúde no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) inaugurou, nesta segunda-feira, 4, a sala do Centro de Estudos em Vigilância em Saúde do Ceará Maria Zélia Rouquayrol.
A estrutura funcionará na sede da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), localizada na Rua Oto de Alencar, nº 193, bairro Jacarecanga, em Fortaleza.
Segundo a Sesa, o centro foi criado para planejar, coordenar, executar e avaliar ações de educação permanente e de políticas governamentais relacionadas à Vigilância em Saúde.
LEIA TAMBÉM| Prefeitura de Fortaleza fará seleção para professores substitutos; veja como fazer inscrição
Homenagem a uma referência na saúde pública
O espaço foi batizado com o nome de Maria Zélia Rouquayrol, referência nacional na área. A escolha homenageia sua contribuição científica e educacional, especialmente na formação de profissionais e no fortalecimento da saúde pública por meio da produção de conhecimento.
“Maria Zélia mostrou que o gestor público, especialmente na área da Saúde, não trabalha sem a ciência, sem evidências científicas, sem dados. Acho que esse é o maior legado da doutora Zélia”, afirmou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. “Ela mostrou que, para construir qualquer política pública, é preciso da Vigilância.”
LEIA MAIS | Casa do Cidadão do Shopping Iguatemi ganha Sala Sensorial
Trajetória e legado de Maria Zélia Rouquayrol
Natural de Pernambuco, Maria Zélia Rouquayrol graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e transferiu-se, em 1958, para a Universidade Federal do Ceará (UFC), onde lecionou até se aposentar, em 1997. Em 1998, foi agraciada com o título de Professora Emérita da UFC.
Sua obra mais conhecida é o livro Epidemiologia & Saúde, idealizado por ela e publicado pela primeira vez em 1982. Com oito edições ao longo dos anos, a publicação tornou-se um dos principais referenciais para o ensino da Saúde Coletiva no Brasil. Maria Zélia também recebeu a Medalha de Prata Oswaldo Cruz, uma das maiores honrarias da saúde pública brasileira.