IJF deve ganhar mais de 60 leitos de UTI e enfermaria na próxima quinta-feira, 31

O anúncio foi feito no auditório do Paço Municipal, durante lançamento do programa Saúde que Cuida Fortaleza, voltado para melhorias na área da saúde

12:35 | Jul. 28, 2025

Por: Alice Barbosa
Prefeitura de Fortaleza promete entregar 30 leitos de UTI e mais 36 leitos de enfermaria para o IJF, na próxima quinta-feira, 31 (foto: Daniel Galber - Especial para O Povo)

A Prefeitura de Fortaleza prometeu reformar 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 36 leitos de enfermaria do Instituto Doutor José Frota (IJF), na capital cearense. A entrega dessa requalificação ocorrerá na próxima quinta-feira, 31.

LEIA MAIS | IJF: imenso em tamanho, história, números e no que representa para a saúde do Ceará

A reforma foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 28, durante o lançamento do programa Saúde que Cuida Fortaleza, no auditório do Paço Municipal.

O POVO já havia publicado registros de lotação de pacientes em corredores, pessoas recebendo assistência em macas espalhadas no IJF, em condições improvisadas.

Já o programa lançado pela Prefeitura de Fortaleza integra o plano Fortaleza Inclusiva, e reúne projetos e ações voltadas para sanar esses problemas e melhorar o atendimento na Rede Municipal de Saúde.

Hospital do Conjunto Ceará será reformado

No evento, a Prefeitura também garantiu que fará a reforma e ampliação do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará. Na primeira etapa da requalificação está incluído o setor de maternidade da unidade hospitalar.

Ao fim da reforma completa, o Hospital Nossa Senhora da Conceição contará com 10 leitos de UTI adicionais e mais 144 leitos de enfermaria. O prazo para a conclusão é até janeiro de 2026.

Além das requalificações estruturais das unidades de saúde, o prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou que o horário de atendimento do programa " será ampliado das 19 para 21 horas. Para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital, a iniciativa contempla as seguintes ações:

  • a requalificação da estrutura física de unidades de saúde;
  • o chamamento de profissionais;
  • novos equipamentos e vagas.

Sem detalhar os valores, a Prefeitura de Fortaleza disse que as ações contam com recursos municipais, incentivo do Governo do Estado e financiamento federal.