Terreno do Acquario é oficialmente doado para construção do novo campus da UFC
A formalização da doação do imóvel ocorreu durante o evento realizado na Base Aérea de Fortaleza, nesta segunda-feira, 21
O terreno - onde seria construído o Acquario do Ceará - foi oficialmente transferido pelo Ministério da Educação (MEC) para a Universidade Federal do Ceará (UFC) erguer um novo campus no bairro Praia de Iracema.
A formalização da doação do imóvel ocorreu durante o evento realizado na Base Aérea de Fortaleza, nesta segunda-feira, 21.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante evento o Ministério da Educação (MEC), a UFC, o Governo do Estado do Ceará e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Ceará formalizaram a doação definitiva do terreno onde será erguido o novo campus da universidade.
Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, também assinou ordem de serviço para a construção da segunda etapa do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará.
O campus ocupará o prédio onde seria construído o Acquario Oceânico do Ceará, obra idealizada pelo ex-governador Cid Gomes, sem conclusão há cerca de 10 anos. Mesmo sem ser inaugurado, o Acquário já custou mais de R$ 112 milhões aos cofres públicos.
A transferência oficial para a UFC era necessária porque o terreno onde o projeto do Acquario está situado pertence à União, embora o esqueleto já tivesse sido doado à universidade.
Por isso, foi preciso um trâmite burocrático para a Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) repassar definitivamente a posse para a UFC.
Com orçamento de R$ 113,9 milhões para a construção, o Campus Iracema já está em obras.
O novo Campus tem prazo de conclusão entre março e abril de 2028, com 900 dias de execução, sendo 180 dias para o projeto executivo e 720 dias para execução dos serviços.
A construção começou oficialmente em 15 de março de 2025, com a cessão definitiva do terreno que era do antigo Aquário.
Embora o Campus Iracema esteja avançando, outros locais como o Hotel São Pedro enfrentam judicialização, impedindo o início imediato de suas obras.
A negociação da doação do terreno dos Correios (próximo ao endereço) também está em andamento para definir uma contrapartida burocrática. O intuito é integrar esse terreno ao Campus Iracema
Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O novo Campus irá sediar o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
Com a obra também são previstas a criação das graduações de Turismo Ecológico e Meteorologia no local.
Atualmente o Labomar ocupa um pequeno prédio situado na Avenida da Abolição, no bairro Meireles. O
Instituto concentra os cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais, além de ser sede do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais.
O Labomar vai ocupar o esqueleto de concreto do Acquario à beira da praia. A obra foi anunciada por Cid Gomes em 2009 como um projeto do terceiro maior aquário do mundo e o maior da América Latina.
Mas após várias disputas judiciais, os serviços de construção pararam de vez em 2017.